Se desejar saber ainda mais, clique aqui :

10 dicas para sua mudança ser tranquila

O que é o 5S e como ele pode te ajudar na otimização de processos pessoais e profissionais

O que é o 5S?

Criado e aplicado no Japão, o 5S é um plano de gestão da qualidade, que pode te ajudar na otimização de processos. Sua principal finalidade é aperfeiçoar alguns aspectos da organização, padronização e limpeza. Dessa forma, seu foco é eliminar desperdícios dentro de processos produtivos e, portanto, permitir um melhor alinhamento do ambiente de trabalho. Fato esse que gera, então, efeitos positivos e concretos nos objetivos da empresa.

A junção do número “5” com a letra “S”, é originada de cinco palavras japonesas:

Seiri – Senso de utilização
Seiton – Senso de organização
Seiso – Senso de limpeza
Seiketsu – Senso de padronização
Shitsuke – Senso de disciplina
Seiri – Senso de utilização

5S e como ele pode te ajudar
processo extremamente vantajoso desde a organização até  obtenções maiores de lucro

O sistema Seiri, tem como objetivo definir tudo o que for de fato necessário e eliminar o que for visto como desnecessário em cada posto de trabalho em específico.

De início, essa primeira parte do processo é muito eficiente, já que todas as rotinas/atividades de trabalho devem ser mapeadas. Dentre essas, estão, por exemplo, os materiais, as máquinas, as ferramentas e também as matérias-primas, ou seja, por meio dessa análise será, com certeza, muito mais fácil de se fazer uma avaliação do que é importante, saber o que se pode tirar ou se enviar para outro setor.

Seiton – Senso de organização

Após deixar apenas os objetos úteis, é preciso fazer a organização deles. Neste caso, podemos definir um sistema de comunicação visual, ao dizer que basta colocar os objetos em uma determinada sequência de acordo com o seu uso. Portanto, quanto maior for o grau de utilidade, mais visível e, em consequência, mais acessível eles devem estar.

Para auxiliar nessa função, é indicado utilizar prateleiras, estantes, quadro de avisos e etiquetas (indicando qual o seu lugar correto). Após isso, é possível ,assim, que qualquer pessoa siga e mantenha o sistema de organização padrão que foi optado pela empresa.

Seiso – Senso de limpeza

O terceiro padrão da gestão do 5S, tem por finalidade facilitar a limpeza do ambiente de trabalho. Tornando-os mais limpos, gerando menos conflitos e também menos estresse aos funcionários, ou seja, quanto mais organizado e agradável for o ambiente, melhor é o desenvolvimento e produtividade dos colaboradores.

Seiketsu – Senso de padronização

No Senso de padronização, o propósito é assegurar que todas as atividades de operação estejam muito bem adequadas e padronizadas. Para que, assim, toda a equipe possa trabalhar em prol de alcançar as metas da empresa.

Shitsuke – Senso de disciplina

Nada mais é que o empenho e o compromisso de cada um dos membros da equipe, em todas as etapas. Nessa fase, é crucial criar e aplicar planos didáticos. Para que esse sirva de base ao tentar manter os hábitos. Assim, para que isso ocorra, é preciso disciplina e também do controle de todos os membros.

Vantagens:
Aumento da produtividade;
Melhoria no ambiente organizacional;
Melhoria nas relações humanas e
Redução e prevenção de acidentes no meio de trabalho

Como implantar o 5S?

Através de 4 passos, é possível implementar o programa, são eles:

Divulgação (por meio de palestras, reuniões, cartazes);

Preparação ( que é dividir a implantação em pequenas partes, ou seja, separar os responsáveis adequados para as suas respectivas tarefas);

Implantação (Antes de tudo, é preciso analisar cinco aspectos de atuação: layout, equipamento e máquinas, acessórios, documentos e instrumentos administrativos) e

Manutenção ( que é assegurar que o cumprimento de todas as normas e exigências sejam cumpridas).

Em vista disso, implantar o Programa 5S, além de te ajudar traz muitos benefícios para a sua empresa, já que ele melhora e aprimora o clima e a cultura organizacional bem como fortalece a melhoria contínua sem a necessidade de grandes gastos.

 

Você também vai gostar de ler:

Por que você deveria contratar um Self Storage?

Como escolher o melhor self storage em Goiânia?

O que armazenar em um guarda volumes?

Como funciona o Self storage em Goiânia?

Vantagens do aluguel de espaço para armazenagem em Goiânia

Veja essas dicas de como armazenar sua mudança.

Como escolher o tamanho ideal do box